Globo recebeu 17 vezes mais verba do governo que o SBT? Ministro reage na Câmara

Sidônio Palmeira foi questionado na Câmara sobre suposta vantagem à emissora e respondeu com dados de audiência.

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O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, apresentou na última quarta-feira (17) o balanço dos gastos em publicidade do Governo Federal. Segundo ele, em 2025 foram investidos R$ 268 milhões em campanhas distribuídas em diferentes meios de comunicação.

Durante a audiência realizada na Câmara dos Deputados, o deputado Junio do Amaral (PL-MG) levantou uma polêmica sobre os repasses destinados aos setores dos grandes meios de comunicação. Ele afirmou que, em 2023, a Globo teria recebido 17 vezes mais recursos que o SBT, a segunda emissora com maior verba publicitária do governo.

Ministro nega favorecimento à Globo

Sidônio Palmeira rebateu a crítica e disse que os números apresentados não correspondem à realidade. O ministro foi categórico: “Não tenho compromisso com nenhuma agência publicitária ou veículo de comunicação. O critério para distribuição da verba foi, é, e sempre será a audiência, portanto, não há preferência por jornal A ou B”, declarou.

De acordo com o Painel Nacional de Televisão (PNT), a Globo encerrou 2024 com média de 13 pontos de audiência, consolidando-se como líder absoluta no setor. Esse desempenho, segundo o ministro, explica a diferença nos investimentos.

Verba segue critérios técnicos, diz governo

A justificativa oficial é que os recursos são direcionados conforme o alcance de cada veículo. Dessa forma, a maior fatia da publicidade federal vai para quem concentra maior número de telespectadores. Ainda assim, a fala de Palmeira não foi suficiente para encerrar o debate entre parlamentares da oposição, que insistem na tese de favorecimento.