Um grave acidente envolvendo um ônibus na BR-262, próximo a Manhuaçu, na Zona da Mata de Minas Gerais, deixou 40 pessoas feridas, incluindo um bebê de quatro meses, na madrugada desta terça-feira, dia 23. O veículo da empresa Ebertur caiu em uma ribanceira de aproximadamente 30 metros enquanto seguia de Belo Horizonte para Vitória, no Espírito Santo.
De acordo com o Boletim de Ocorrências do Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta de 1h30. O ônibus saiu da estrada e rolou pela ribanceira após o motorista relatar ter perdido o controle da direção do veículo.
O motorista afirmou que pouco antes do acidente havia parado em um restaurante, em Realeza, ponto de parada definido pela empresa, e que, ao retomar a viagem, perdeu o controle do ônibus. O veículo capotou diversas vezes e parou ao ser contido por duas árvores, evitando uma queda ainda maior, enquanto chovia intensamente no local, segundo o capitão Flávio, da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Manhuaçu.
Acidentes na BR-262 e resgate das vítimas
Algumas vítimas conseguiram sair do ônibus sozinhas, mas outras ficaram presas às ferragens e precisaram ser resgatadas com técnicas especializadas de salvamento. O Corpo de Bombeiros informou que a maioria dos feridos foi levada para o Hospital César Leite, em Manhuaçu, enquanto as vítimas de menor gravidade foram atendidas no Hospital Padre Júlio Maria ou no Pronto Atendimento da cidade.
Devido ao grande número de feridos, as unidades de saúde orientaram que apenas casos graves procurassem atendimento emergencial. Participaram da ocorrência, além do Corpo de Bombeiros, equipes do Samu, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e da concessionária Ecovias Rio Minas.
Investigação e posicionamento da empresa
A Polícia Civil abriu uma investigação para apurar as causas do acidente. A empresa Ebertur emitiu nota lamentando o ocorrido e informou que todos os feridos receberam atendimento médico.
Ainda segundo a empresa, os passageiros que não se feriram seguiram viagem em um veículo substituto. A companhia acrescentou que o ônibus acidentado era novo, com documentação em dia, e trafegava dentro da velocidade permitida na via.
