Avião cai no Pantanal e não deixa nenhum sobrevivente; artistas brasileiros estão entre as vítimas

O avião que caiu no Pantanal estava levando pessoas importantes no cenário internacional e nacional.

PUBLICIDADE

Na noite de terça-feira (23/09), um acidente aéreo de grandes proporções chocou a região do Pantanal, em Aquidauana, no Mato Grosso do Sul. Um avião de pequeno porte caiu em uma área de mata localizada dentro da Fazenda Barra Mansa.

O local é conhecido não apenas por seu potencial turístico, mas também por já ter servido de cenário para as gravações da novela Pantanal, exibida pela TV Globo. A tragédia resultou na morte de quatro pessoas, entre elas nomes de destaque no cenário internacional e nacional, o que ampliou ainda mais a repercussão do caso.

Artistas e arquiteto estão entre as vítimas do acidente no Pantanal

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil, as vítimas foram identificadas como: Marcelo Pereira, piloto e proprietário da aeronave; o arquiteto chinês Kongjian Yu, considerado um dos maiores nomes da arquitetura mundial; o cineasta e documentarista brasileiro Luiz Fernando Feres; e o diretor e documentarista Rubens Crispim Jr.. Todos morreram no impacto da queda.

A presença de Kongjian Yu no Brasil chamava a atenção de arquitetos, urbanistas e estudiosos da área. Ele havia sido uma das principais atrações da Bienal de Arquitetura de São Paulo, onde palestrou sobre o conceito das “cidades-esponja”, estratégia urbana inovadora criada por ele e já implementada em diversas regiões da China e do mundo.

Arquiteto chinês foi convidado para conhecer o Pantanal

Logo após a participação no evento, o arquiteto aceitou o convite para conhecer o Pantanal sul-mato-grossense. Acompanhado dos cineastas brasileiros, ele pretendia registrar imagens e coletar informações para um documentário internacional sobre sustentabilidade e urbanismo integrado à natureza.

Amigos do artista Luiz Fernando confirmaram que o projeto audiovisual tinha como objetivo difundir a filosofia de Yu e aproximá-la de experiências latino-americanas. A queda do avião, no entanto, interrompeu de forma trágica a viagem, deixando nenhum sobrevivente.