Cineasta morto em tragédia de avião no Pantanal dirigiu documentário sobre Chapecoense

O acidente aéreo em Aquidauana (MS) matou Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, autor de documentários premiados.

PUBLICIDADE

Um acidente aéreo ocorrido na noite desta terça-feira (23) na zona rural de Aquidauana, no Pantanal sul-mato-grossense, deixou quatro mortos, entre eles o cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz. A queda aconteceu em uma área de fazenda a cerca de 140 km de Campo Grande. Após o impacto, a aeronave teria pegado fogo. As causas ainda estão sendo apuradas por autoridades locais.

Além de Ferraz, também morreram no acidente o piloto Marcelo Pereira de Barros, o arquiteto chinês Kongjian Yu, referência internacional em urbanismo sustentável, e Rubens Crispim Jr. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) foram acionadas para atuar na ocorrência.

Carreira do cineasta Luiz Fernando Ferraz

Luiz Fernando Ferraz se destacou no audiovisual brasileiro e internacional com produções de grande repercussão. Entre elas está Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia, indicado ao Emmy Internacional, que revelou os bastidores do acidente com a Chapecoense em 2016. O diretor também participou da série To Win or To Win, do grupo árabe MBC/Shahid, sobre o clube Al Nassr FC, de Cristiano Ronaldo. Outras obras incluem Paisagem Concreta, sobre Álvaro Siza, e Algo no Espaço, voltado a escultores contemporâneos brasileiros.

Outras vítimas do acidente aéreo

O arquiteto Kongjian Yu, uma das vítimas, era considerado um dos maiores nomes do planejamento urbano sustentável no mundo. Seu trabalho influenciou políticas ambientais e projetos urbanísticos na China e em outros países.

As autoridades ainda investigam as circunstâncias da queda, que ocorreu na região da Fazenda Barra Mansa, área de difícil acesso no Pantanal. As equipes de resgate continuam atuando para esclarecer o que levou à tragédia que abalou o setor cultural e arquitetônico internacional.