Lula diz se ficou satisfeito após encontro com Donald Trump

Lula comentou sobre o encontro com Donald Trump e revelou sua sensação do futuro da relação Brasil e Estados Unidos.

PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (24) que está otimista sobre sua relação com o presidente norte-americano Donald Trump e disse torcer para que ambos consigam restabelecer a harmonia entre Brasil e Estados Unidos. Lula revelou estar “satisfeito” com a breve conversa que teve com Trump após seu discurso de abertura na Assembleia-Geral da ONU, em Nova York, e confirmou a possibilidade de uma reunião nos próximos dias.

“Eu tive uma satisfação de ter um encontro com o presidente Trump. Aquilo que parecia impossível deixou de ser impossível e aconteceu. Eu fiquei feliz quando ele disse… que pintou uma química boa entre nós”, declarou Lula, ressaltando que “pintou uma química mesmo”. 

Trump muda o tom e elogia Lula na ONU

Durante seu discurso na ONU, Trump surpreendeu ao afirmar que havia gostado do encontro com Lula, descrevendo o brasileiro como “um homem agradável”. Essa guinada contrasta com as divergências recentes entre ambos, motivadas pelo julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e pelas tarifas impostas por Washington a produtos brasileiros. Lula disse que, ao retornar ao Brasil, pedirá que sua equipe entre em contato com a Casa Branca para discutir os formatos de um futuro diálogo.

Questionado sobre o encontro, o petista deixou claro que aceitaria uma reunião pública e presencial, embora a diplomacia brasileira avalie ser mais provável uma videoconferência, pois ainda não houve sinais da diplomacia americana.

Debate sobre soberania

Lula garantiu que qualquer tema poderá ser colocado na mesa, mas afastou a hipótese de debater assuntos ligados à soberania brasileira, como o caso do julgamento de Bolsonaro.  Para ele, algumas medidas adotadas por Trump resultaram de informações distorcidas sobre o Brasil.