O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a causar repercussão nesta terça-feira (30) ao relembrar, em tom de brincadeira, sua reunião com Donald Trump durante a Assembleia-Geral da ONU.
Ao falar sobre a meta de erradicar a fome no Brasil, Lula disse que nada é impossível, nem mesmo uma afinidade com o ex-presidente dos Estados Unidos. O trocadilho do petista fez os presentes rirem e demonstrou o bom humor em relação à guerra tarifária que o mandatário norte-americano vem travando com produtos brasileiros.
Lula sanciona pacote de leis para agricultura familiar
Durante cerimônia no Palácio do Planalto, Lula sancionou cinco leis voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar. Entre as medidas, está a transformação do Plano Safra da Agricultura Familiar e do Pronaf em políticas de Estado, garantindo estabilidade e continuidade nos subsídios a pequenos produtores, independentemente de mudanças de governo.
Outra medida inclui o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) como critério para a classificação de municípios na Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN). Também foi aprovado que o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) dê prioridade a cidades em situação de emergência ou calamidade pública.
Novas regras contra desperdício e para merenda escolar
Além disso, Lula assinou a regulamentação que define prazos de validade para os alimentos destinados ao (Pnae) e ao (PNCPDA), que cria o Selo Doador de Alimentos. O evento contou com a presença do presidente da Câmara, ministros e parlamentares petistas.
