Júlio Cesar de Oliveira Silva Rodrigues foi preso em flagrante na tarde da última terça-feira (30), ao tentar extorquir o deputado estadual do Rio de Janeiro Alexandre Knoploch, do PL. O homem, funcionário do setor de maquinaria da TV Globo, se passou por produtor do Fantástico e tentou obter R$ 10 mil do parlamentar.
Segundo vídeo publicado por Knoploch nas redes sociais, Júlio César procurou o irmão do deputado alegando ser funcionário da Globo. Ele afirmou ser produtor do Fantástico e exigiu o valor para não divulgar uma suposta reportagem comprometedora sobre Knoploch.
O deputado declarou que não cedeu à chantagem e enfrentou a tentativa de extorsão. “Quem anda na lei não teme ameaça“, disse Knoploch, destacando que deu voz de prisão ao suspeito em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Ação da TV Globo
A TV Globo esclareceu, em contato com o portal Splash, que o homem era colaborador do setor de maquinaria e estava afastado por licença médica desde 2023. A emissora destacou que ele não tinha qualquer vínculo com o Fantástico ou com o jornalismo da emissora e decidiu desligá-lo imediatamente diante da gravidade do caso.
A Globo também comunicou à Polícia Civil a denúncia apresentada pelo deputado estadual. Em nota, a emissora carioca reafirmou que a conduta de Júlio César não tinha relação com suas atividades profissionais e ressaltou a seriedade da situação.
Prisão e investigação
Após a prisão em flagrante, Júlio César foi conduzido à 5ª Delegacia de Polícia, no centro do Rio de Janeiro. A Polícia Civil autuou o homem pelo crime de extorsão e investiga se ele teria tentado cometer golpes semelhantes contra outras pessoas.
A autoridade policial confirmou que o deputado entregou o suspeito à unidade após a exigência de dinheiro. A investigação agora apura detalhes do caso e se haverá outros envolvidos na tentativa de extorsão.
