O meio-campista Everton Ribeiro, de 36 anos, pegou todos de surpresa nesta segunda-feira (6) ao revelar o diagnóstico de câncer de tireoide. O comunicado veio através de post no Instagram. Apesar do quadro, o jogador do Bahia fez questão de tranquilizar os seguidores. Ele ainda informou que passou por procedimento cirúrgico.
Everton esteve em campo normalmente neste domingo (5), tendo participação ativa no triunfo do Esquadrão de Aço sobre o Flamengo, em jogo pela 27ª rodada do Brasileirão, em Salvador, pelo placar de 1 a 0. O camisa 10 permaneceu em campo contra o ex-clube por 87 minutos.
Diagnóstico precoce
No pronunciamento feito, Everton Ribeiro disse que recebeu a notícia do câncer na tireoide há um mês, tendo realizado a cirurgia para a remoção do tumor nesta segunda-feira (6). Confiante em uma pronta recuperação, ele prospectou êxito no tratamento, e aproveitou para agradecer o apoio recebido dos seguidores e familiares.
“Oi, amigos. Preciso compartilhar uma notícia com vocês. Há cerca de um mês, fui diagnosticado com um câncer na tireoide. Hoje fiz a cirurgia e tudo correu bem, graças a Deus. Sigo em recuperação, com fé e com o apoio da minha família e de vocês. Obrigado por cada oração e carinho”, disse o jogador do Bahia.
Embora o clube nordestino não tenha fixado o tempo de afastamento de Everton Ribeiro, o portal ge apurou que ele será ausência nos próximos treinos do clube programados para esta semana. O procedimento cirúrgico do camisa 10 se dá em meio à pausa do calendário do Brasileirão por conta da Data Fifa. O Tricolor só volta a campo no dia 16 de outubro, justamente no clássico contra o Vitória, no Barradão.

Reprodução – TV Baea – YouTube
Número de casos elevados
Segundo levantamento recente feito pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil registrou anualmente entre 2020 e 2022 cerca de 13.780 casos de tireoide. Um ponto que chama atenção é que a doença impacta em sua grande maioria, mulheres. Deste quantitativo de diagnósticos registrados, 11.950 foram em pacientes do sexo feminino, enquanto 1.830 casos foram computados com pacientes homens.
