Ciclone atingirá vários estados brasileiros nesta semana

Os moradores de alguns estados brasileiros deverão se preparar para chuvas fortes.

PUBLICIDADE

Um ciclone extratropical deve provocar chuva intensa, tempestades e ventos fortes em várias regiões do Brasil no início da semana. O alerta é da MetSul Meteorologia, que aponta o Rio Grande do Sul como a área de maior risco neste domingo, dia 12, com reflexos em estados do Sul, Centro-Oeste e Sudeste.

O fenômeno se formará a partir de uma área de baixa pressão no Centro da Argentina entre sábado, dia 11, e domingo, dia 12, dando origem a um ciclone na altura do Rio da Prata, entre Buenos Aires e o Sul do Uruguai. Na segunda-feira, dia 13, o ciclone estará completamente desenvolvido sobre o Atlântico e seguirá se afastando do continente em direção ao Sudeste.

Apesar de chuva isolada já ter sido registrada no sábado, o tempo no Rio Grande do Sul se deteriora rapidamente no domingo, com risco de chuva intensa, granizo e vendavais. A instabilidade também deve alcançar Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Previsão para segunda-feira

Na segunda-feira, dia 13, o sol volta a aparecer no Rio Grande do Sul, mas o estado ainda terá períodos de nebulosidade com chuva isolada. A frente fria associada ao ciclone levará temporais para o Centro-Oeste e Sudeste, podendo ocorrer chuva forte em alguns pontos.

As rajadas de vento no Rio Grande do Sul devem variar entre 40 km/h e 70 km/h, podendo atingir 90 km/h em áreas do Sul e Leste do estado. Ventos fortes também devem atingir Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com maior intensidade na Serra catarinense, na encosta da Serra e na costa.

Situação na terça-feira

Na terça-feira, dia 14, o ciclone estará mais afastado do continente, mas a frente fria ainda provoca instabilidade em regiões do Centro-Oeste e Sudeste. A MetSul aponta que o vento deve diminuir ao longo da noite de segunda, trazendo um cenário mais estável e ventos mais fracos para terça-feira.

O domingo, dia 12, é considerado o dia de maior risco, com tempestades intensas, chuva volumosa e possibilidade de granizo. Há chance de danos locais, como destelhamentos e queda de árvores e postes.