Três pessoas perderam a vida em um acidente aéreo trágico no Aeroporto de Shellharbour, Nova Gales do Sul, Austrália, na manhã de sábado, 10 de outubro. Um pequeno avião monomotor modelo Piper Cherokee Lance, que havia acabado de decolar, caiu e foi consumido pelo fogo. As vítimas fatais foram o piloto Andrew Connors, de 55 anos, sua esposa Julianne, de 54, e o amigo do casal Colin McLachlan, de 73.
Testemunhas relataram ter visto o avião subir cerca de 30 metros, perder a estabilidade e, em seguida, mergulhar após a asa esquerda se inclinar repentinamente. A aeronave colidiu com a pista, deslizou e rapidamente foi tomada pelas chamas. Um observador descreveu a cena como ‘simplesmente horrível’, mencionando que a aeronave ‘mal decolou e pegou fogo’.
Queda, fogo, destroços
O inspetor-chefe do Distrito Policial de Lake Illawarra, Aaron Wunderlich, confirmou os depoimentos, resumindo que, após atingir aproximadamente 30 metros de altura, a aeronave mergulhou, bateu na pista e o avião foi tomado pelo fogo. O local do acidente ficou marcado pelo incêndio e pelos destroços espalhados.
Resgate e investigação
Um caminhão dos Bombeiros Rurais, que participava de um exercício nas imediações, foi rapidamente mobilizado para a pista e realizou o combate às chamas, mas infelizmente as equipes não puderam resgatar os ocupantes. As três vítimas morreram no local em resultado do choque e das queimaduras.
Policiais e especialistas em aviação isolaram a área, coletaram os destroços e deram início à investigação especializada. Entre as etapas programadas, estão a verificação dos registros de manutenção da aeronave, a avaliação do histórico de voo e o exame das condições do tempo no momento da decolagem, com o objetivo de determinar as causas e as responsabilidades.
