O pernambucano Flávio José da Silva, de 45 anos, foi uma das 17 vítimas fatais do trágico acidente ocorrido na noite da última sexta-feira (17), na BR-423, entre Paranatama e Saloá, no Agreste Pernambucano, que gerou forte comoção nacional.
Segundo o advogado e amigo, Ulisses Mouzinho, ele não iria embarcar no ônibus que se envolveu no acidente, uma vez que pegaria uma carona para se deslocar até o estado da Bahia, onde faria negócios. O destino, no entanto, acabou reservando outro desfecho, segundo o amigo.
“A gente ficou sabendo, inclusive, que ele não ia viajar nesse ônibus, que foi um acaso. Ele ia pegar uma carona com o vizinho caminhoneiro. Enfim, quando tem algo predestinado pelo céu, não tem quem peça”, afirmou Mouzinho, em entrevista à TV Asa Branca, afiliada da Globo em Pernambuco.
Família em choque
Flávio era casado e deixou a esposa e um filho de 16 anos. Figura bem quista em Santa Cruz do Capibaribe, ele era atuante na comunidade religiosa do município pernambucano. O corpo da vítima foi sepultado neste domingo (18), sob forte comoção. Um culto em homenagem à memória dele foi realizado na cidade.
O acidente
Na noite da última sexta, o ônibus saiu de Santa Cruz do Capibaribe com destino à cidade de Brumado, na Bahia. Boa parte dos passageiros presentes no veículo voltaram do Moda Center, espaço comercial no Agreste Pernambucano, que se notabiliza pelo comércio de roupas.
Ao chegar na Serra dos Ventos, o veículo acabou tombando, após o motorista perder o controle do sistema de freios. Ônibus saiu da pista, colidiu com rochas, retornou ao sentido da BR, bateu em um barranco de areia e capotou.
O fato de muitos passageiros estarem sem o cinto de segurança possivelmente contribuiu para o índice alto de vítimas fatais, uma vez que várias pessoas acabaram sendo arremessadas para fora. Ao todo, 40 pessoas estavam no veículo, que tem capacidade máxima de 50 ocupantes. O motorista já prestou depoimento e não apresentou teor alcoólico na realização do exame de bafômetro. Uma perícia no ônibus deve constatar se houve falha mecânica.
