No início da madrugada da última segunda-feira (20), um avião de carga saiu da pista ao aterrissar no Aeroporto Internacional de Hong Kong e acabou caindo no mar. A aeronave colidiu com um carro de segurança que realizava patrulha junto à pista.
Dois funcionários terrestres morreram no local. A administração do aeroporto declarou que colaborará com todas as autoridades para uma investigação profunda do acidente.
A aeronave envolvida era um Boeing 747-400 operado pela ACT Airlines sob contrato da Emirates SkyCargo, chegando de Dubai como o voo EK9788. Segundo informações oficiais, o avião deslizou para a esquerda após o toque na pista, rompeu uma cerca de proteção e atingiu o veículo patrulha antes de mergulhar no mar.
Tripulantes do avião sobreviveram
O carro estava fora do perímetro direto da pista, em via de patrulha de segurança. As quatro pessoas que estavam a bordo do cargueiro sobreviveram e foram levadas para um hospital em Hong Kong.
URGENTE: um avião acabou de CAIR NO MAR em Hong Kong, após não conseguir pousar devidamente em aeroporto similar ao Santos Dumont. pic.twitter.com/BTe7djOKBH
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol)
Autoridades aeroportuárias afirmaram que as condições climáticas e da pista estavam normais no momento do pouso, e que nenhum sinal de emergência havia sido comunicado pela tripulação. Às 21h00 locais, o aeroporto iniciou os preparativos para reabrir a pista norte, mas apenas em modo de espera, até que os destroços sejam totalmente removidos do mar.
Avião de carga derrapa, cai no mar ao pousar em Hong Kong, e 2 pessoas morrem. Aeaeronave colidiu com um veículo de segurança do aeroporto, matando dois funcionários; causas do acidente estão sendo investigadas 📲📰 Leia mais em https://t.co/3mbpOZSGC5
🎦AFP pic.twitter.com/Byc6KhnYNq
— Folha de S.Paulo (@folha)
Situação da pista e remoção dos destroços
Investigações preliminares apontam que falhas mecânicas ou erros humanos ainda não foram descartados como possíveis causas. As equipes concluíram os reparos iniciais na pista e nas cercas rompidas, mas afirmaram que não utilizarão a pista para tráfego normal enquanto houver vestígios do acidente na água.
Dos personas fallecieron y cuatro resultaron heridas tras un accidente aéreo ocurrido en el Aeropuerto Internacional de Hong Kong.
La aeronave se salió de la pista durante el aterrizaje y cayó al mar. Las autoridades han iniciado una investigación para esclarecer las causas del… pic.twitter.com/sNPD7QvtWE
— Noticiero El Salvador 🇸🇻 (@NoticieroSLV)
Investigadores ainda não recuperaram as caixas-pretas, que estão no local submerso. Este acidente é considerado um dos mais graves na história recente do aeroporto, que não registrava uma ocorrência semelhante desde 1999, quando outro avião se acidentou em Hong Kong causando mortes.
