Vídeo: avião de carga atinge carro de segurança, cai no mar e óbitos são confirmados

O carro de segurança estava realizando uma patrulha próximo à pista do aeroporto.

PUBLICIDADE

No início da madrugada da última segunda-feira (20), um avião de carga saiu da pista ao aterrissar no Aeroporto Internacional de Hong Kong e acabou caindo no mar. A aeronave colidiu com um carro de segurança que realizava patrulha junto à pista.

Dois funcionários terrestres morreram no local. A administração do aeroporto declarou que colaborará com todas as autoridades para uma investigação profunda do acidente.

A aeronave envolvida era um Boeing 747-400 operado pela ACT Airlines sob contrato da Emirates SkyCargo, chegando de Dubai como o voo EK9788. Segundo informações oficiais, o avião deslizou para a esquerda após o toque na pista, rompeu uma cerca de proteção e atingiu o veículo patrulha antes de mergulhar no mar.

Tripulantes do avião sobreviveram

O carro estava fora do perímetro direto da pista, em via de patrulha de segurança. As quatro pessoas que estavam a bordo do cargueiro sobreviveram e foram levadas para um hospital em Hong Kong.

Autoridades aeroportuárias afirmaram que as condições climáticas e da pista estavam normais no momento do pouso, e que nenhum sinal de emergência havia sido comunicado pela tripulação. Às 21h00 locais, o aeroporto iniciou os preparativos para reabrir a pista norte, mas apenas em modo de espera, até que os destroços sejam totalmente removidos do mar.

Situação da pista e remoção dos destroços

Investigações preliminares apontam que falhas mecânicas ou erros humanos ainda não foram descartados como possíveis causas. As equipes concluíram os reparos iniciais na pista e nas cercas rompidas, mas afirmaram que não utilizarão a pista para tráfego normal enquanto houver vestígios do acidente na água.

Investigadores ainda não recuperaram as caixas-pretas, que estão no local submerso. Este acidente é considerado um dos mais graves na história recente do aeroporto, que não registrava uma ocorrência semelhante desde 1999, quando outro avião se acidentou em Hong Kong causando mortes.