Pelo menos 46 pessoas morreram e várias ficaram feridas em um grave acidente entre dois ônibus em Uganda, na madrugada desta quarta-feira (22). A tragédia ocorreu na estrada que liga a capital, Kampala, à cidade de Gulu, no norte do país. De acordo com a polícia, os veículos colidiram frontalmente durante uma tentativa de ultrapassagem malsucedida.
O comunicado oficial das autoridades relata que um dos motoristas tentou evitar a colisão, mas o impacto acabou provocando uma reação em cadeia que provocou a perda de controle dos demais veículos. Além dos dois ônibus, outros dois automóveis se envolveram no acidente, que ocorreu logo após a meia-noite.
Feridos no acidente foram levados a hospitais
Equipes de resgate foram enviadas imediatamente ao local para socorrer as vítimas e controlar o trânsito. Os feridos foram encaminhados a hospitais próximos, mas o número exato e o estado de saúde deles ainda não foram informados pelas autoridades locais.
A polícia revisou o número de mortos, que inicialmente era de 63, para 46, após a contagem e identificação dos corpos. O governo de Uganda lamentou o acidente e prometeu intensificar as fiscalizações em rodovias consideradas perigosas.
Acidentes são frequentes no país e morte chega a casa dos milhares
Os acidentes de trânsito são frequentes no país. Em 2024, Uganda registrou mais de 4.400 colisões, que resultaram em 5.144 mortes. As autoridades têm apontado o excesso de velocidade e a má conservação das vias como as principais causas dos desastres nas estradas.
