Detalhes da morte de Japinha do CV são revelados e ela recebe homenagens: ‘vai fazer a maior falta’

Japinha do CV foi uma das mortes após megaoperação da polícia do Rio de Janeiro no Complexo da Penha.

PUBLICIDADE

Penélope, conhecida como Japinha do CV, foi morta em confronto com a polícia na terça-feira (28) durante uma megaoperação nas comunidades do Complexo do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro. A ação, considerada a mais letal da história do estado, deixou 121 mortos, entre eles quatro policiais militares.

A jovem era apontada pela polícia como uma das integrantes de destaque do Comando Vermelho e atuava na linha de frente da facção. Nas redes sociais, a morte da criminosa gerou grande repercussão e também alimentou teorias de que Japinha estaria viva. Mesmo após a divulgação de fotos de um corpo que seria o dela, alguns perfis passaram a afirmar que Penélope teria sobrevivido.

Familiares de Japinha do CV pediram respeito

Apesar da disseminação de informações duvidosas, familiares de Penélope confirmaram a morte e pediram respeito, solicitando que as imagens do corpo não continuassem sendo compartilhadas. As autoridades, por sua vez, não divulgaram oficialmente a lista com o nome de Penélope.

Mesmo sendo apontada como uma das principais criminosas da facção, Penélope recebeu mensagens de carinho e homenagens de pessoas que a conheciam. “Ainda não acredito que é verdade. Japinha vai fazer a maior falta, papo reto. Você era sem palavras, uma menina linda, inteligente, incrível. Que Deus te receba de braços abertos”, escreveu um internauta nas redes sociais, em uma das várias mensagens de despedida.

Detalhes da morte de Japinha

De acordo com a polícia, Japinha estava com roupas camufladas e colete balístico no momento em que foi baleada. Ela teria reagido à abordagem dos agentes e acabou morta com um tiro no rosto. Seu corpo foi localizado em uma das rotas de fuga da comunidade, e a polícia classificou a operação como uma das mais complexas já realizadas contra o tráfico no Rio de Janeiro.