A jovem Japinha do CV, ou Penélope, como assim também é conhecida, se tornou um dos holofotes em termos de repercussão na operação realizada no Rio de Janeiro na última semana. Após ser apontada como um dos óbitos no confronto contra forças de segurança, com foto de corpo viralizando nas redes sociais, ficou constatado na noite desta segunda (3), que o corpo fardado, na realidade, é de um homem que ainda não teve a identidade revelada. A informação é da coluna Na Mira, do Metrópoles, assinada por Carlos Carone.
No último domingo, o portal teve acesso à atualização da lista de mortos no confronto, que saltou de 99 para 115 óbitos confirmados. Todos, no entanto, se tratavam de homens. Segundo Carone, em áudios obtidos, policiais que trabalharam na operação afirmam que o corpo localizado no acesso à comunidade era de um homem.
Foto viralizou
Conhecida como a musa do crime, Japinha do CV chegou a viralizar em uma foto registrada pouco antes da megaoperação nos Complexos do Alemão e da Penha. Na oportunidade, ela aparecia com roupa de guerra e com um fuzil na mão. Posteriormente, começou a circular um registro de um corpo com cabeça esfacelada, sendo apontado como ela. Diante desta nova informação, o paradeiro da jovem é desconhecido. A irmã dela, chegou a utilizar as redes sociais para pedir que a suposta foto de Penélope morta parasse de ser divulgada. Tudo, no entanto, pode não passar de um blefe.
Vale ressaltar que, em nenhum momento, a Polícia Civil do Rio de Janeiro confirmou que Japinha do CV teria morrido no confronto contra os agentes policiais. Desde que passou a ter nome ventilado nas redes sociais, Penélope foi apontada como uma espécie de braço direito de Doca, líder do Comando Vermelho.
Situação parecida no passado
Em operação realizada anteriormente pela Polícia Civil, Japinha do CV já fingiu ter sido morta durante o confronto. Em áudio antigo, a jovem aparece cobrando uma dívida de um amigo, que havia pensado que a musa do crime havia sido abatida. Ela, no entanto, rechaça a informação, e pediu para que ele não divulgasse que ela estava fingindo o próprio óbito.
