A Polícia Civil da Bahia prendeu nesta terça-feira (4) o líder do Comando Vermelho (CV) no bairro da Liberdade, em Salvador, e sua esposa, apontada como responsável pela lavagem de dinheiro da facção.
Luís Lázaro Santana Alves, conhecido como LL, e Marielle Silva Santos foram capturados na cidade de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, durante a Operação Freedom. O casal era considerado o principal alvo da ação e estava foragido desde que fugiu da Bahia.
Prisão de LL e Marielle representa golpe significativo contra o CV
De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a nova operação é resultado de um trabalho conjunto entre as polícias da Bahia e do Ceará. A prisão de LL e Marielle representa um golpe significativo contra a estrutura financeira e de comando do CV na capital baiana. Até o momento, 29 pessoas foram presas e 46 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, em um total de mais de 90 ordens judiciais expedidas.
Os alvos identificados pela Operação Freedom são integrantes baianos da facção que atuavam tanto em Salvador quanto em outras cidades do estado e também no Ceará. As ações se concentraram em bairros estratégicos da capital baiana, como Liberdade, Uruguai, Pernambués, Narandiba e Areia Branca, além de municípios como Aratuípe e Ilhéus. No Ceará, as equipes também atuaram em Eusébio, onde o casal foi localizado.
Mais sobre a Operação Freedom
Segundo o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), as prisões podem ajudar a esclarecer cerca de 30 homicídios cometidos em Salvador. Mais de 400 agentes das polícias Civil e Militar participam da operação, que também conta com o apoio de unidades especializadas e órgãos de inteligência estaduais e interestaduais. A expectativa é que novas prisões ocorram nos próximos dias, reforçando o combate às atividades do Comando Vermelho na região Nordeste.
