Belo Horizonte e outras 559 cidades de Minas Gerais estão sob alerta de tempestade até as 10h desta quarta-feira (5). O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia nesta terça-feira (4), e indica possibilidade de queda de granizo.
O alerta amarelo prevê chuvas intensas, com volume de até 50 mm por dia, e ventos de 40 a 60 km/h. Há risco baixo de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
As regiões mais afetadas devem ser o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Zona da Mata, Campo das Vertentes, Sul, Sudoeste, Região Central, Metropolitana de Belo Horizonte e Vale do Rio Doce. Moradores dessas áreas devem redobrar a atenção e seguir orientações de segurança.
Cidades mineiras terão chuva intensa
O Inmet reforça que os efeitos das chuvas podem variar conforme a intensidade em cada cidade. Além desse alerta, 332 municípios mineiros recebem aviso de chuvas intensas, mas sem previsão de granizo.
O monitoramento segue constante e os órgãos de defesa civil permanecem atentos às condições climáticas. As autoridades alertam que mudanças no tempo podem ocorrer de forma rápida.
Medidas de segurança recomendadas
A Defesa Civil e o Inmet orientam evitar áreas sujeitas a alagamentos e não trafegar por ruas inundadas. Também é recomendado não se abrigar nem estacionar veículos debaixo de árvores.
Em caso de cabos elétricos rompidos, é indicado acionar imediatamente a Cemig pelo 116 ou a Defesa Civil pelo 199. Se forem notadas rachaduras ou movimentação de solo, as autoridades orientam procurar ajuda imediatamente.
