A verdade sobre como a filha de Elize Matsunaga descobriu o crime da mãe vem à tona

A menina, que tinha apenas um ano quando a mãe foi presa em 2012, foi criada pelos avós paternos.

PUBLICIDADE

A série Tremembé, do Prime Video, trouxe novamente à tona a história de Elize Matsunaga e o impacto do caso na vida da filha do casal. A menina, que tinha apenas um ano quando a mãe foi presa em 2012, foi criada pelos avós paternos, que tentaram poupá-la dos detalhes do assassinato do pai, Marcos Kitano Matsunaga. A verdade, porém, veio à tona quando ela tinha nove anos.

Segundo o escritor Ulisses Campbell, autor de Elize Matsunaga: a Mulher que Esquartejou o Marido, a descoberta aconteceu em um evento escolar. “Uma criança chamou ela e perguntou ‘Quem são seus pais?’, parece que foi em uma festa de pais [na escola] em que estavam os avós. Aí ela disse ‘ah, Mitsuo e Misaki’”, contou o autor em entrevista ao podcast Cortesia. Ainda de acordo com Campbell, a colega respondeu em seguida: “‘Não, seu pai é o Marcos Matsunaga e sua mãe é a Elize Matsunaga, que é uma prostituta que matou e esquartejou seu pai’”, relatou Campbell.

Desde então, ela faz acompanhamento psicológico e, apesar de saber toda a verdade, continua tratando os avós como pais.

Descoberta traumática e vida sob tutela dos avós

A família Matsunaga tenta retirar o nome de Elize da certidão de nascimento da neta, e um reencontro entre mãe e filha só poderá acontecer se a jovem desejar, após atingir a maioridade. Elize cumpre pena em regime aberto desde 2022, após ser condenada a 16 anos e três meses de prisão pelo assassinato e esquartejamento do marido em 2012.

Série e repercussão do caso

A série Tremembé revisita crimes de grande repercussão e mostra os impactos emocionais e familiares causados por histórias como a de Elize. O episódio retrata as consequências do crime para a filha, que cresceu distante da mãe e sob o peso de uma tragédia nacional.

Mais de dez anos depois, a história continua gerando comoção e sendo revisitada em documentários, livros e séries que buscam compreender as marcas deixadas por um dos casos mais chocantes do país.