Estes são os sintomas da doença que atinge o padre Fábio de Melo

Padre Fábio de Melo falou sobre diagnóstico e sintomas da doença são revelados.

PUBLICIDADE

Durante participação no programa Angélica ao Vivo, na quinta-feira (30), o padre Fábio de Melo surpreendeu ao revelar detalhes de sua rotina alimentar e de saúde. O sacerdote contou que há seis anos foi diagnosticado com a Doença de Ménière, uma condição crônica que afeta o ouvido interno e causa sintomas como vertigem, perda auditiva e zumbido.

Segundo ele, o diagnóstico veio após anos de sintomas sem explicação. “Eu convivo com os sintomas há mais de 20 anos”, afirmou. Por recomendação médica, o padre retirou o açúcar da alimentação, medida que trouxe grandes benefícios à sua saúde.

Sintomas da doença de Ménière

Os sintomas da doença de Ménière incluem crises súbitas (agudas) e não provocados de vertigem incapacitante severa e, geralmente, náuseas e vômito. No caso de Fábio de Melo, cortar o açúcar da dieta representou melhoras em quadro clínico. Desde então, ele se habituou a preparar receitas e pães sem açúcar, mantendo o cuidado diário com a alimentação.

Padre Fábio, que atualmente mora em São Paulo, disse que a ausência do doce já faz parte de sua rotina. Ele disse que se acostumou a comer sem o açúcar. O testemunho do religioso inspira fiéis e admiradores que enfrentam condições de saúde semelhantes e buscam uma vida mais equilibrada.

Médico fala sobre a doença

O neurologista Saulo Nader, membro da Bárány Society, explicou que a doença está relacionada ao acúmulo de líquido no labirinto, o que provoca pressão e desequilíbrio. Ele destacou que “o líquido acaba vazando no interior do labirinto, o que provoca tontura intensa (vertigem) com zumbido e pressão no ouvido”. O tratamento inclui medicamentos, exercícios e, em alguns casos, o uso de aparelhos auditivos.