A formação de um ciclone extratropical provocou o avanço de uma frente fria sobre o Sul e o Sudeste do Brasil desde a quinta-feira (6), alterando as condições climáticas em diversas regiões. Ao menos 16 estados brasileiros são atingidos pelo fenômeno meteorológico.
Segundo o Climatempo, temporais, ventos que podem chegar a 100 km/h e queda acentuada de temperatura atingem o Centro-Sul do país nesta sexta-feira (7) e nos próximos dias. As chuvas também se estendem por áreas do Norte e Nordeste, com risco de alagamentos e transtornos.
Formação de ciclone extratropical que chega ao Brasil
O fenômeno meteorológico se forma a partir do contraste entre massas de ar quente e frio. Ao avançar do Paraguai em direção à costa do Rio Grande do Sul, o ciclone provoca instabilidade generalizada, com rajadas de vento entre 60 e 90 km/h, podendo superar os 100 km/h no litoral norte e nordeste gaúcho.
O alerta se estende ao oeste e interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, onde há risco de quedas de energia e bloqueios em estradas. No Sudeste, as chuvas se intensificam no fim da sexta-feira (7), especialmente em São Paulo e no norte de Minas Gerais, com chance de temporais localizados.
No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o tempo permanece mais estável, com pancadas fracas e isoladas. Em São Paulo (SP), os termômetros variam entre 14°C e 30°C. Durante o fim de semana, o ciclone deve aumentar a instabilidade, com ventos de até 90 km/h e chuvas desde a manhã de sábado.
Ventos fortes com raios e tempestades
No Centro-Oeste, há previsão de ventos fortes, raios e risco de temporais no norte de Goiás e centro-leste de Mato Grosso, enquanto o oeste do estado permanece abafado. No sul de Mato Grosso do Sul, as pancadas de chuva serão mais intensas.
No Nordeste, a frente fria avança pelo oeste e sul da Bahia, provocando chuvas moderadas a fortes. Também são esperadas pancadas no sul do Piauí e oeste do Maranhão. Já no Norte, o tempo segue abafado em Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, Roraima e Tocantins, com pancadas isoladas e possibilidade de temporais em áreas pontuais.
