Após Trump mandar atacar navios na Venezuela, papa Leão XIV se manifesta de forma dura: ‘violência não…’

Leão XIV se manifestou com duro discurso sobre a política do presidente americano.

PUBLICIDADE

O papa Leão 14 fez um apelo nesta semana por uma reflexão profunda sobre a forma como os migrantes são tratados nos Estados Unidos. O pontífice afirmou que muitas pessoas estão sendo duramente impactadas pela política de deportações em massa, implementada sob a gestão do presidente Donald Trump.

O religioso, primeiro papa norte-americano da história de quase 2.000 anos do papado, também alertou para o perigo de aumento das tensões na América Latina, após o bombardeio de navios venezuelanos suspeitos de transportar drogas.

Papa fala sobre política de imigração dos Estados Unidos

Durante uma breve aparição em Castel Gandolfo, residência papal na Itália, o papa falou diretamente ao público dos Estados Unidos. Ele falou sobre as pessoas: “por anos e anos, sem nunca causar problemas, e que foram profundamente afetadas” pelas ações do governo norte-americano contra imigrantes.

O papa Leão 14, nascido em Chicago como Robert Prevost, tem priorizado em seu pontificado temas como pobreza e migração. Em um documento recente, ele afirmou que a Igreja deve continuar defendendo a unidade das famílias e o direito à assistência espiritual dos imigrantes. 

Papa fala sobre relação Estados Unidos x Venezuela

Ao comentar o envio de navios norte-americanos à Venezuela, onde navios suspeitos de transportar drogas foram atacados, o papa defendeu o diálogo e a moderação. “Acho que com violência não venceremos”, afirmou. A fala reforça o tom pacifista que tem marcado seu pontificado e sinaliza que, mesmo com um estilo mais reservado, Leão 14 está disposto a se posicionar diante de decisões políticas que afetem a dignidade humana e a paz entre as nações.