Um tornado com ventos de até 250 km/h devastou a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, na noite de sexta-feira (7). Em poucos minutos, a cidade se transformou em um cenário de destruição, com casas destroçadas e ruas cobertas por escombros.
A tragédia deixou cinco mortos em Rio Bonito do Iguaçu e uma vítima em Guarapuava, segundo a Defesa Civil. Milhares de moradores ficaram desabrigados e perderam todos os seus pertences. As imagens compartilhadas nas redes sociais mostram a dimensão da força do fenômeno natural.
Mãe desabafa após morte da filha em Rio Bonito do Iguaçu
Entre as vítimas está a adolescente Julia Kwapis, de 14 anos, que estava desaparecida e foi encontrada sem vida neste sábado (8). “Foi muito desesperador. Ela estava na casa de uma amiguinha, foi muito rápido, a gente soube que ela foi arrastada, arremessada”, conta a mãe da Júlia.
A tragédia também atingiu outras famílias da cidade. Anderson de Moura relatou a dor de perder a irmã, Adriane Maria de Moura, de 47 anos. “A gente fica sem chão, sem palavras, porque ela era a irmã mais velha, ela era nosso pilar”, disse ele, em meio à comoção.

Atuação das autoridades em Rio Bonito do Iguaçu
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros seguem atuando na região, prestando socorro e levantando os danos. O Governo do Estado decretou luto oficial em solidariedade às vítimas e iniciou ações emergenciais para reconstruir a cidade, que foi destruída em 90%. O Governo Federal também acompanha os desdobramentos do que aconteceu na cidade de menos de 20 mil habitantes.
