Idoso chora ao ver o que aconteceu em Rio Bonito do Iguaçu após tornado: ‘agora não tenho mais…’

Gilberto chorou ao falar sobre destruição causada por tornado na cidade paranaense.

PUBLICIDADE

O morador Gilberto Brecailo, de Rio Bonito do Iguaçu, no centro-sul do Paraná, comoveu o país ao relatar que perdeu tudo durante o tornado que destruiu cerca de 90% da cidade na sexta-feira (7). O idoso contou que se abrigou com a esposa no banheiro de casa para sobreviver à tempestade.

Em entrevista à RPC, afiliada da TV Globo, Gilberto se emocionou ao relembrar os momentos de desespero. “Não tem muito o que fazer. […] É o que sobrou pra nós: roupas e documento. […] Eu tinha meu ganha pão aqui e agora não tenho mais”, disse ele, com lágrimas nos olhos.

Seis mortes confirmadas após passagem de tornado pelo Paraná

Após a tragédia, o Governo do Paraná confirmou seis mortes na região — cinco em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava. O estado decretou luto oficial de três dias em homenagem às vítimas e mobilizou equipes de resgate e assistência social.

Levantamentos preliminares da Defesa Civil indicam que o tornado deixou ao menos 1.000 pessoas desalojadas e 28 desabrigadas. Além disso, cerca de 672 casas foram danificadas, e mais de 14 mil pessoas foram diretamente afetadas pela tempestade.

Atuação das autoridades e de voluntários em Rio Bonito do Iguaçu

Equipes de voluntários, ONGs e prefeituras vizinhas se uniram para arrecadar doações de roupas, alimentos e materiais de construção. O Governo Estadual também anunciou medidas emergenciais para auxiliar na reconstrução da cidade e amparar os desabrigados. O Governo Federal acompanha o que acontece na cidade do interior do Paraná.