Um candidato de 30 anos foi eliminado durante a realização da prova do ENEM neste domingo (09), em Manaus. O jovem identificado como Everton Gomes teve que se retirar da sala na Escola Estadual José Bernardino Lindoso, após o seu relógio disparar um bipe. O item pessoal estava lacrado em um envelope porta-objetos.
O relógio digital, modelo de sucesso no início dos 2000, disparou bipe, e automaticamente acarretou na eliminação do designer de interiores, que em entrevista ao g1, se disse impactado com a decisão aplicada a ele.
“Eu realmente não sabia que o relógio poderia ser desclassificado por conta disso. Se eu soubesse, não teria levado. Essa foi minha segunda prova do Enem, e eu gostaria muito de cursar Psicologia. Foi por isso que tentei fazer as provas, no caso fui eliminado, mas enfim… agora, quem sabe ano que vem”, pontuou o candidato eliminado.
Conduta contestada
Ainda na entrevista Everton disse que se mostrou surpreso com o fato dos aplicadores da prova sequer abrirem o envelope para checar de que relógio se tratava.
De acordo com o Ministério da Educação, qualquer aparelho eletrônico que emita som durante a realização da prova, pode culminar na eliminação do candidato. A recomendação é que se o objeto for levado, que seja feita a remoção da bateria.
“É uma forma justa para outros tipos de aparelho, mas o que me deixou indignado é que eles não analisaram o relógio, abriram o pacote ou verificaram se era digital. A moça só pediu para eu me retirar”, pontuou Everton.
Enem no Brasil
De acordo com informações do Governo Federal, cerca de 3,5 milhões de pessoas realizaram a primeira parte da prova do ENEM 2025. O índice de inscritos cresceu 11% no comparativo direto com 2024. Cerca de 3 mil candidatos foram eliminados em todo o país, e as avaliações ocorreram sem grandes intercorrências.
No primeiro final de semana de prova, os participantes responderam 45 questões, divididas entre linguagens e ciências humanas, além da da redação, que teve como tema central o envelhecimento da população no Brasil. A segunda metade da prova está programada para o próximo domingo (16).
