O Paraná confirmou nesta terça-feira (11) o sétimo falecimento relacionado à passagem de tornados provocados por um ciclone extratropical na sexta-feira (7). Com isso, o total de vítimas fatais no Sul do país chegou a oito, sendo sete no Paraná e uma no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina também houve registro de tornados, mas sem vítimas. Segundo as autoridades estaduais, o fenômeno atingiu com maior intensidade os municípios de Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Guarapuava.
A vítima mais recente é José Eronides de Almeida, 70, que faleceu na manhã de sábado (8) na Unidade de Saúde Central de Rio Bonito do Iguaçu por insuficiência cardíaca aguda. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que o caso foi contabilizado oficialmente no balanço desta terça. Em nota, a pasta afirmou: “A situação foi informada pelo município de Rio Bonito do Iguaçu e enquadrada como estresse pós-trauma no contexto do tornado”.
Internações e atendimentos após o tornado no Paraná
De acordo com a Sesa, 20 pessoas feridas em Rio Bonito do Iguaçu continuam internadas em hospitais da região. Em Guarapuava, 11 pacientes seguem sob cuidados, sendo 4 no Hospital São Vicente de Paulo e 7 no Hospital Santa Tereza. Em Laranjeiras do Sul, 6 pessoas permanecem internadas — 3 no Hospital São Lucas e 3 no Instituto São José. Outras 3 estão no Hospital Universitário de Cascavel. Desde a sexta-feira, 835 moradores receberam atendimento do sistema de socorro e de saúde.
Com a confirmação do novo óbito, Rio Bonito do Iguaçu concentra cinco falecimentos: José Gieteski, 83; Adriane Maria de Moura, 47; Claudino Paulino Risse, 57; Jurandir Nogueira Ferreira, 49; e Julia Kwapis, 14. Em Guarapuava, a vítima foi Jose Neri Geremias, 53. No Rio Grande do Sul, em São José dos Ausentes, faleceu Augusto Mikael Rauber da Silva. Segundo os órgãos estaduais, equipes de resgate seguem em campo apoiando famílias afetadas e realizando vistorias em áreas atingidas.
Ciclone extratropical e ventos estimados pelo Simepar
A instabilidade que favoreceu a formação dos tornados decorreu de um ciclone extratropical que avançou pelo Sul do país na sexta-feira (7). No Paraná, o Simepar estimou ventos de até 330 km/h em Rio Bonito do Iguaçu, em avaliação divulgada na segunda-feira (10).
Além desse município, houve confirmação de tornados em Turvo e Guarapuava. As autoridades estaduais de saúde e defesa civil mantêm ações de atendimento, transporte de feridos e suporte às estruturas hospitalares na região, enquanto é atualizado o levantamento de danos e a situação de acesso a serviços básicos.
