Morre Dom João Wilk, em Goiás, aos 74 anos e comunicado é feito

João Wilk faleceu nesta terça-feira (11), conforme informou a Diocese de Anápolis.

PUBLICIDADE

A Diocese de Anápolis confirmou, na tarde de terça-feira (11), o falecimento de Dom João Wilk, bispo de Anápolis (GO), aos 74 anos. O religioso polonês estava no Brasil desde a década de 1980 e era reconhecido por sua trajetória missionária e dedicação à Igreja Católica. As cerimônias de despedida ocorrerão na Catedral do Senhor Bom Jesus da Lapa, em Anápolis, com horários a serem divulgados.

Dom João nasceu em 18 de setembro de 1951, em Seroczyn, na Polônia, e ingressou na Ordem dos Frades Menores Conventuais. Estudou Filosofia em Cracóvia e Teologia em Roma, onde foi ordenado presbítero em 24 de junho de 1976, na cidade de Assis, Itália.

Dom João Wilk era bispo desde 1989

No Brasil, exerceu atividades em paróquias do Distrito Federal e de Goiás, além de atuar como reitor de seminário, professor de Teologia e diretor da revista Cavaleiro da Imaculada. Sua contribuição à formação de novos religiosos e à evangelização foi amplamente reconhecida dentro da Igreja.

Dom João tinha lema episcopal sobre o amor

Nomeado bispo de Formosa (GO) em 1998, Dom João escolheu como lema episcopal Ut Amor ametur (“Para que o Amor seja amado”). Em 2004, foi transferido para a Diocese de Anápolis, onde permaneceu até sua morte. Sua atuação pastoral foi marcada pelo incentivo à comunicação católica e ao fortalecimento das comunidades locais.

Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi membro de comissões importantes e trabalhou na Pastoral da Comunicação. Fiéis e líderes religiosos destacaram sua humildade, fé e incansável dedicação ao serviço cristão, deixando um legado de espiritualidade e amor ao próximo.