A carceragem do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecida como “Papudinha”, está entre as opções avaliadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para receber o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe.
O local é descrito como tendo celas amplas, com beliches, ventiladores e até televisão. Segundo informações do portal Metrópoles, as instalações passaram por reforma após as imagens anexadas a um processo de 2023.
Bolsonaro pode cumprir pena na Papudinha, no Distrito Federal
De acordo com o Metrópoles, o ministro Alexandre de Moraes estaria avaliando as condições do espaço para um eventual cumprimento de pena. A chefe de gabinete do ministro visitou o Complexo Penitenciário da Papuda, onde inspecionou três áreas que poderiam abrigar Bolsonaro.

Entre as possibilidades estão o bloco de segurança máxima da Papuda e o próprio 19º Batalhão da PM, que tem estrutura diferenciada. O local já recebeu presos ilustres, como o ex-ministro Geddel Vieira Lima. Segundo informações da coluna de Igor Gadelha, Moraes teria indicado a aliados sua preferência pela Papudinha, considerando a segurança e o controle do ambiente.

STF analisa locais para prisão de Bolsonaro
Desde a condenação, o STF tem analisado as condições ideais de custódia, levando em conta o quadro de saúde do ex-presidente e a necessidade de garantir integridade física e segurança institucional. O tema é tratado com sigilo, mas a escolha deve ser confirmada em breve.
