O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) foi preso na manhã deste sábado (22), de forma preventiva, após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), por conta de suposta violação da tornozeleira eletrônica e a ação do filho, Flávio Bolsonaro, que convocou uma vigília próxima ao condomínio onde o ex-presidente reside.
Bolsonaro foi levado para a Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde ficará detido em regime fechado em uma cela especial, feita para autoridades como presidentes da República e figuras públicas do primeiro escalão. Um vídeo divulgado pelo portal de notícias UOL mostra detalhes do local onde o antigo chefe do Executivo ficará preso.
Espaço confortável
A cela de Estado conta com um ar-condicionado, televisão, cama de solteiro e um banheiro privativo. Outro detalhe que chama atenção é o fato do local contar com frigobar, mesa, cadeira e até um armário compõem o espaço que abrirá Bolsonaro nos próximo dias. O modelo de cela é bem semelhante aos locais em que Lula e Michel Temer ficaram em Curitiba. Segundo o g1, caso o ex-presidente fique mais tempo neste local, visitas poderão trazer eletrônicos e outros pertences para ele.
Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses por ter participação na tentativa de golpe nos episódios do dia 8 de janeiro. Desde agosto, o ex-presidente vinha cumprindo a pena em regime domiciliar, por conta da fragilidade da saúde. Nas primeiras horas de hoje, a prisão foi convertida para o caráter preventivo.
Registro em tornozeleira
De acordo com informações do ministro do STF, Alexandre de Moraes, a central de monitoramento notou uma violação na tornozeleira de Jair Bolsonaro por volta das 0h deste sábado (22). Horas mais tarde, a Polícia Federal cumpriu o mandado de prisão contra o ex-chefe do Executivo. O fato de Flávio Bolsonaro convocar uma vigília no arredores do condomínio do pai, resultou na medida cautelar, uma vez que foi classificado o risco de fuga do ex-presidente.
