Lula quebrou o silêncio e disse isso sobre prisão de Bolsonaro: ‘todo mundo sabe…’

Presidente da república comentou sobre prisão de Jair Bolsonaro após a Cúpula do G-20 na África do Sul.

PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou neste domingo, 23, a prisão preventiva de Jair Bolsonaro, destacando que seu principal adversário político teve todo o direito à presunção de inocência. A declaração foi dada após a Cúpula do G-20, em Johannesburgo, na África do Sul.

Lula afirmou que não costuma se pronunciar sobre decisões do Supremo Tribunal Federal, mas acabou fazendo uma avaliação direta ao ser questionado sobre a violação da tornozeleira eletrônica por Bolsonaro. Para o presidente, a decisão judicial foi resultado de um longo processo que teve total e amplo direito a defesa, fato que torna legítima a decisão proferida pelo ministro Alexandre de Moraes, que levou Jair Bolsonaro a prisão na Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

Justiça decidiu, diz lula

“A Justiça tomou uma decisão, ele foi julgado, ele teve todo o direito à presunção de inocência. Foram praticamente dois anos e meio de investigação, de delação, de julgamento”, declarou Lula. Ele reforçou que o caso já está definido e que não pretende se estender no tema.

O presidente também afirmou que Bolsonaro deverá cumprir a ordem judicial sem exceções. Segundo Lula, “a Justiça decidiu, está decidido”, e o ex-presidente responderá pelas consequências de seus atos.

Lula endurece tom sobre responsabilidade

Lula ainda declarou que “todo mundo sabe o que ele fez”, sinalizando que não há dúvidas sobre a responsabilidade do ex-presidente no processo que levou à nova prisão. Após a fala, encerrou o assunto afirmando que não faria novos comentários e que preferia encerrar o assunto.