Lula se manifesta pela primeira vez após prisão de Bolsonaro e diz tudo o que pensa: ‘Vale para todos’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre a condenação de Jair Bolsonaro decretada por Alexandre de Moraes.

PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, nesta quarta-feira (26/11), que o Brasil deu uma verdadeira “lição de democracia ao mundo” com a conclusão do julgamento do núcleo central da trama golpista e a consequente prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

As declarações ocorreram um dia após o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmar o trânsito em julgado das condenações. Dessa forma, acabou se encerrando definitivamente o processo e permitindo o início imediato do cumprimento das penas.

Jair Bolsonaro tem prisão decretada pelo STF

Na terça-feira (25), o ministro Alexandre de Moraes rejeitou novos recursos considerados meramente protelatórios e determinou a prisão definitiva dos condenados. Com isso, Bolsonaro — que já estava detido preventivamente na Superintendência da Polícia Federal em Brasília desde sábado (22) — passou à condição de preso condenado.

Durante evento no Palácio do Planalto, onde Lula sancionou a medida que isenta do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil, o presidente destacou o caráter histórico do momento. O atual comandante do país não deixou de opinar sobre a prisão de seu rival na política.

Lula sobre a prisão de Jair Bolsonaro pela primeira vez

“Você tem quatro generais de quatro estrelas presos numa demonstração de que democracia vale para todos”, afirmou Lula em seu pronunciamento. Em tom firme, ele ressaltou que o episódio representa um marco inédito e importante para a democracia do país.

O petista enfatizou que não celebra prisões, mas sim a maturidade institucional do Brasil, que dá um grande passo nesse sentido. Essa foi a primeira manifestação pública de Lula desde a conclusão do processo no Supremo, que confirmou que não cabem mais recursos por parte da defesa de Bolsonaro e abriu caminho para a execução definitiva da pena.