PUBLICIDADE
No cenário das grandes histórias do esporte nacional, o Brasileirão de 1987 ocupa um lugar de destaque, já que até hoje não tem uma definição oficial sobre quem é o seu verdadeiro campeão.
A disputa entre Sport e Flamengo pelo título de 1987 não só dividiu opiniões como também se tornou referência em discussões futebolísticas atuais, alimentando análises e debates em diversos sites de apostas. Pratique o jogo seguro.
A polêmica envolvendo o Clube dos 13 e a CBF naquele ano criou um precedente único no esporte nacional, com Flamengo e Sport reivindicando o título. Vamos explicar a situação!
Brasileirão de 1987: como foi?
Em um momento de crise na CBF, o Clube dos 13 decidiu se unir para criar uma competição. Dessa forma, o Campeonato Brasileiro de 87 levou o nome de Copa União e contou com 32 clubes, divididos em dois módulos, cada um organizado por uma entidade (CBF e Clube dos 13). Antes da competição começar, a CBF propôs que os dois primeiros colocados de cada módulo fizessem um quadrangular final. Eurico Miranda, representando o Clube dos 13, assinou o documento e o acordo foi firmado. Porém, já com os jogos em andamento, as equipes do módulo verde, que contava com os considerados gigantes, decidiram ignorar esse acordo.
E foi exatamente essa situação que resultou em toda a confusão. O Flamengo venceu o módulo verde e o Internacional foi vice, mas ambos se recusaram a jogar o quadrangular.
Já no módulo amarelo, Sport e Guarani foram os classificados. Como o Rubro-Negro e Colorado não jogaram o quadrangular, o Leão enfrentou o Bugre duas vezes, com um empate por 1 a 1 e uma vitória por 1 a 0.
Dessa forma, a equipe pernambucana foi declarada como campeã do Campeonato Brasileiro, mesmo com muita polêmica.
Como a imprensa tratou o ocorrido na época?
A mídia da época considerou o Flamengo, uma das maiores torcidas do mundo, como o campeão nacional, principalmente pelo fato do módulo verde contar com as principais equipes do país.
Dessa forma, o tradicional Bola de Prata, premiação da ESPN para os melhores jogadores do Campeonato Brasileiro, montou sua seleção apenas com atletas que disputaram o módulo verde. Confira a seleção:
- Goleiro: Taffarel (Internacional)
- Lateral-direito: Luiz Carlos Winck (Internacional)
- Zagueiros: Aloísio (Internacional) e Luizinho (Atlético-MG)
- Lateral-esquerdo: Mazinho (Vasco)
- Volante: Norberto (Internacional)
- Meias: Milton (Coritiba) e Zico (Flamengo)
- Atacantes: Renato Gaúcho (Flamengo), Renato Morungaba (Atlético-MG) e Berg (Botafogo)
- Bola de Ouro: Renato Gaúcho (Flamengo)
- Artilheiro: Müller (São Paulo)
Pela justiça, Sport é o campeão de 87
O Flamengo tentou por muitos anos obter na Justiça o reconhecimento como campeão do Campeonato Brasileiro de 1987, porém, não conseguiu sucesso. Em 2018, o Supremo Tribunal Federal decidiu que o Sport era o legítimo vencedor e único campeão daquela edição do Brasileirão, enquanto ao clube carioca restou apenas o título da Copa União.
Reforçando essa posição, a Fifa não incluiu o título do Flamengo em seu relatório mais recente, divulgado antes da Copa do Mundo de Clubes. Para a entidade, o Rubro-Negro soma sete conquistas do Campeonato Brasileiro, portanto, sem contabilizar 1987.
