A perícia preliminar apontou que a pequena Laura Rebeca Ribeiro dos Santos, de 1 ano e 4 meses, morreu por asfixia causada pelo cinto de um bebê-conforto. A criança foi encontrada sem vida em uma creche domiciliar no Setor O, em Ceilândia, na tarde de quinta-feira (12). O laudo definitivo deve ser concluído até a próxima semana.
Segundo depoimento da cuidadora à Polícia Civil, Laura estava sob seus cuidados pela primeira vez naquele dia. Ela afirmou que colocou a criança para dormir pela manhã em um bebê-conforto, preso pelo cinto, enquanto cuidava de outras crianças no local. Em determinado momento, precisou sair para buscar alunos na escola, deixando a supervisão sob responsabilidade do marido.
Detalhes do que teria acontecido
Ainda de acordo com o relato, a criança permaneceu sonolenta ao longo do dia e foi novamente colocada no quarto para descansar. Ao retornar por volta das 13h, a cuidadora disse ter visto a bebê ainda dormindo e fechou a porta para evitar barulho. Minutos depois, estranhou o tempo prolongado de sono.
Ao entrar novamente no quarto, a mulher encontrou Laura virada no colchão e com sinais de cianose. A cuidadora concluiu que a criança teria tentado sair do bebê-conforto. Em desespero, retirou o cinto e pediu que o marido acionasse o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Investigação do caso
O caso é investigado pela 24ª Delegacia de Polícia de Ceilândia como homicídio culposo, quando não há intenção de matar. A polícia apreendeu as câmeras de segurança do imóvel, que devem ajudar a esclarecer a dinâmica da morte.
