O Padre Júlio Lancellotti, pároco da igreja de São Miguel Arcanjo, na Mooca, está proibido de realizar transmissões ao vivo de suas missas na internet. A determinação partiu do cardeal arcebispo Dom Odilo Scherer, da Arquidiocese de São Paulo. Além da suspensão das transmissões digitais, o religioso, conhecido por sua atuação junto à população em situação de rua, também passará por um período de afastamento temporário de suas atividades nas redes sociais.
Nesta terça-feira (16), o Padre Júlio confirmou a suspensão por meio de uma nota à imprensa. O religioso esclareceu que as transmissões estão temporariamente suspensas, mas ressaltou que as celebrações dominicais continuarão ocorrendo normalmente de forma presencial, às 10h, na Capela da Universidade São Judas. O pároco já havia antecipado a notícia aos fiéis durante a celebração do último domingo (14), avisando que, até que houvesse uma ordem contrária, aquela seria a última transmissão online.
Júlio Lancellotti desmente boatos de que deixará a Paróquia São Miguel Arcanjo
Coordenador da Pastoral do Povo da Rua, o padre também aproveitou o comunicado para desmentir boatos sobre uma possível mudança de paróquia. Ele disse que as redes sociais não estão sendo movimentadas por causa de um período de recolhimento temporário.
Júlio Lancellotti sofre proibição da Arquidiocese; igreja não se pronuncia
Até o momento, os motivos específicos que levaram à proibição não foram detalhados. A Arquidiocese de São Paulo, quando questionada sobre o caso, afirmou que não irá comentar a orientação dada ao religioso. Vale lembrar que as missas de Lancellotti possuíam um alcance considerável, sendo transmitidas ao vivo pela Rede TVT (TV dos Trabalhadores), pelo portal ICL e através de seu canal no YouTube.
Padre Júlio Lancellotti é uma das figuras religiosas mais influentes do país, com mais de 40 anos de dedicação ao trabalho social em São Paulo. No entanto, sua atuação voltada para as populações carentes e seus posicionamentos políticos o tornam um alvo constante de ataques de opositores nas redes sociais.
