12 livros para ler em 2026: um para cada mês do ano

Dicas de livros para ler durante o ano de 2026 com temas diferentes e fluidos.

PUBLICIDADE

Começar o ano com boas leituras pode transformar os próximos 12 meses. Para 2026, o 1News preparou uma seleção que atravessa gêneros e épocas, garantindo descobertas literárias em cada estação. A proposta dessa lista é: um livro por mês e 12 universos para explorar.

Janeiro pede o clássico atemporal Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez, para mergulhar no realismo mágico. Fevereiro combina com O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë, trazendo romance intenso. Março sugere 1984, de George Orwell, reflexão sobre poder e liberdade. Abril pode ter a leitura de Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, clássico tanto na literatura quanto no cinema.

Metade do ano, novas histórias

Maio convida o leitor para O Nome do Vento, de Patrick Rothfuss, obra de fantasia. Junho pede uma literatura nacional com Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Julho ficará mais aquecido com O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. Agosto pode ser completado com A Insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera, história de filosofia e paixão.

Reta final literária

Setembro propõe Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski, tema de profundidade psicológica. Outubro, mês do horror, pode ter Drácula, de Bram Stoker, um terror gótico que atravessa os anos.

Novembro oferece o livro nacional que é sucesso em vários países: Dom Casmurro, de Machado de Assis, que tem o mistério eterno sobre a fidelidade de Capitu. Por fim, dezembro encerra com O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, de J.R.R. Tolkien, épico perfeito para as férias.