O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta segunda-feira, 29 de dezembro, que forças americanas atingiram uma área na Venezuela utilizada para o carregamento de embarcações ligadas ao tráfico de drogas. A declaração foi feita em West Palm Beach, na Flórida, e levanta a possibilidade de uma das primeiras ações conhecidas em terra venezuelana desde o início da ofensiva política e estratégica dos EUA contra o governo de Nicolás Maduro.
“Houve uma grande explosão na área do cais onde eles carregam os barcos com drogas”, declarou Trump. Segundo ele, a ação destruiu tanto as embarcações quanto a estrutura do local. “Atingimos todos os barcos e agora atingimos a área… é a área de implementação”, afirmou o presidente, sem detalhar como a operação foi conduzida.
Ataque misterioso e silêncio das autoridades americanas
Ainda não está claro qual órgão do governo dos Estados Unidos teria executado a ação nem qual foi exatamente o alvo atingido. Trump já havia mencionado anteriormente que autorizou a CIA a realizar operações secretas na Venezuela.
Até o momento, nem a CIA, nem a Casa Branca, nem o Pentágono deram explicações públicas sobre as declarações do presidente. Questionados pela Reuters, os órgãos se recusaram a comentar. Do lado venezuelano, o governo de Nicolás Maduro não se pronunciou, e não houve confirmação independente do episódio dentro da Venezuela.
Pressão crescente contra Maduro e histórico de operações
No mês passado, a Reuters revelou que os Estados Unidos estavam preparados para iniciar uma nova fase de ações relacionadas à Venezuela, intensificando a pressão sobre o governo Maduro. Segundo duas autoridades americanas ouvidas à época, operações secretas seriam o primeiro passo dessa estratégia. A atuação dos EUA tem se concentrado, principalmente, em ataques a embarcações suspeitas de tráfico de drogas no Caribe e no leste do Oceano Pacífico.
