As buscas por Roberto Farias Thomaz, de 19 anos, desaparecido no Pico Paraná, seguem intensificadas neste domingo (4). Trata-se do quarto dia consecutivo de operações no ponto mais alto da região Sul do Brasil, mas ainda sem sucesso.
O jovem não é visto desde a manhã de quinta-feira (1º), quando iniciou a descida da trilha após passar o réveillon no Pico Paraná ao lado de uma amiga. Conforme os bombeiros, Roberto começou a subida ainda na noite de quarta-feira (31) e apresentou mal-estar durante o percurso. Mesmo debilitado, conseguiu alcançar o cume por volta das 4h do dia seguinte. Após um período de descanso, iniciou a descida, momento em que acabou se separando do grupo.
Buscas por jovem desaparecido
As buscas oficiais tiveram início na quinta-feira, por volta das 13h45, com a mobilização de uma equipe do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST). Ao longo do dia, outras duas equipes se somaram à operação, que avançou até a madrugada de sexta-feira. No sábado, uma das frentes subiu a trilha a pé até o cume, enquanto outra acessou o topo com o apoio de helicóptero e iniciou a descida.
Testemunha faz relato sobre sumiço de Roberto
O analista jurídico Fabio Sieg Martins, montanhista experiente, estava em um dos grupos que encontrou Roberto e a amiga durante a trilha e foi um dos responsáveis por acionar o resgate. Segundo a testemunha, durante a subida, o jovem apresentava sinais de debilidade física e os dois chegaram a conversar. “Perguntei se ele estava bem, mas ele estava vomitando. Orientamos ele a ir com calma, demos chocolate e água. Ele melhorou, comemoramos e seguimos”, relatou, em entrevista à Ric RECORD.
O montanhista afirmou ainda que alertou a amiga sobre os riscos de deixá-lo sozinho. “Eu falei: você não pode abandonar ele, ele estava doente, aqui é um ambiente hostil. Aí ela foi“, relatou. Contudo, ao chegar ao acampamento 1, Fabio encontrou a jovem, que não sabia onde Roberto estava. Ao ouvir isso, o analista ligou para o Corpo de Bombeiros, informando a posição e as referências para que os profissionais tentassem encontrar Roberto.
