Polícia investiga desaparecimento de jovem no Pico Paraná; buscas entram no quarto dia

Delegado Glaison Lima Rodrigues concedeu entrevista à RPC, afiliada da TV Globo, e falou sobre o caso.

PUBLICIDADE

As operações de resgate por Roberto Farias Thomaz, de 19 anos, chegaram ao quarto dia neste domingo (4) no Pico Paraná, ponto mais alto da região Sul do país. Desde as primeiras horas da manhã, equipes do Corpo de Bombeiros do Paraná atuam de forma intensiva no local, com apoio de montanhistas voluntários especializados.

Helicópteros, drones, técnicas de rapel e sobrevoos com câmera térmica estão sendo utilizados na tentativa de localizar o jovem. Roberto desapareceu na manhã da última quinta-feira (1), após passar o réveillon na montanha ao lado de uma amiga.

O desaparecimento de Roberto no Pico Paraná

De acordo com informações dos bombeiros, Roberto iniciou a trilha na noite da última quarta-feira (31), apresentou mal-estar durante a subida, mas conseguiu alcançar o cume por volta das 4h. Depois de um período de descanso, começou a descer, momento em que acabou se separando do grupo e não foi mais visto.

As buscas oficiais começaram ainda no dia 1º, por volta das 13h45, com a mobilização do Grupo de Operações de Socorro Tático. Outras equipes reforçaram os trabalhos, que se estenderam até a madrugada de sexta-feira. No sábado (2), uma frente subiu a trilha a pé até o cume, enquanto outra utilizou helicóptero para acessar o topo e descer pela mata. Integrantes do Corpo de Socorro em Montanha e do Clube Paranaense de Montanhismo também participam das ações.

A investigação da polícia sobre o desaparecimento de Roberto

Paralelamente às buscas, a Polícia Civil do Paraná abriu investigação após o registro de boletim de ocorrência pela família. Segundo o delegado Glaison Lima Rodrigues, o caso é tratado inicialmente como desaparecimento, sem indícios de crime até o momento. Para não comprometer os trabalhos de resgate, o Instituto Água e Terra determinou o fechamento temporário de alguns morros do parque estadual, incluindo o Pico Paraná, enquanto as operações seguem em andamento.