O jovem Roberto Farias Thomaz, de apenas 20 anos, que estava desaparecido no Pico do Paraná desde o dia 1º, foi localizado com vida na manhã desta segunda-feira (05/01), trazendo alívio para familiares, amigos e para todos que acompanhavam o caso com apreensão.
A confirmação foi feita pelo Corpo de Bombeiros do Paraná após quatro dias de intensas buscas. De acordo com o tenente-coronel Ícaro Gabriel, porta-voz da corporação, Roberto conseguiu chegar sozinho até a área de descida da montanha, após percorrer mais de 20 quilômetros a pé em meio ao terreno de difícil acesso.
Jovem desaparecido no Pico Paraná mostrou resistência para sobreviver
O resgate chamou a atenção pela resistência física e pela capacidade de orientação de Roberto Thomaz, mesmo após quatro dias isolado na região. O jovem havia iniciado a trilha na tarde da quarta-feira (31), em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, acompanhado da amiga Thayane Smith.
Em entrevista concedida à RIC Record Paraná, ela contou que manteve contato com a família do jovem e comentou sobre os acontecimentos que antecederam o desaparecimento. Durante a entrevista, ela reconheceu que cometeu um erro ao seguir o percurso sem o amigo.
Sobre o desaparecimento de jovem no Pico Paraná
Informações iniciais indicam que, ainda durante a subida, Roberto Thomaz teria passado mal e vomitado algumas vezes antes de chegar ao topo da montanha. A dupla alcançou o cume por volta das 4h da manhã de quinta-feira, onde decidiram descansar. No local, encontraram outros dois grupos de trilheiros.
Após cerca de duas horas de descanso, os amigos iniciaram a descida. Em determinado ponto do trajeto, ambos pararam novamente. O segundo grupo, que permaneceu por mais tempo no cume, também começou a descer pouco depois e chegou a passar pelo local onde Roberto teria ficado, mas já não o encontrou mais, o que aumentou a preocupação.
