Notícia de última hora envolvendo nomes de Ratinho e Maduro desmente grande farsa

Imagens nas redes sociais mostravam um apresentador chileno confundindo Ratinho com Maduro.

PUBLICIDADE

Uma imagem que circula nas redes sociais nos últimos dias gerou grande repercussão ao sugerir que um canal de TV do Chile teria confundido o apresentador brasileiro Ratinho, do SBT, com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

A publicação, compartilhada no X no sábado (3), viralizou justamente na data em que forças dos Estados Unidos teriam capturado Maduro em Caracas. No entanto, a informação é falsa e trata-se de uma montagem.

Imagem falsa com Ratinho no lugar de Maduro

O conteúdo enganoso mostra um apresentador apontando para um telão com o título, em espanhol, “Aliados da Rússia”. No quadro aparecem quatro imagens: o personagem Ursinho Pooh, identificado como Xi Jinping; Aleksandr Lukashenko, presidente da Bielorrússia; Ratinho, supostamente apresentado como Maduro; e Ebrahim Raisi, ex-presidente do Irã.

Na parte inferior, há a marca do canal chileno MegaNoticias e uma legenda mencionando a guerra entre Rússia e Ucrânia. A montagem substituiu imagens reais dos líderes por figuras conhecidas de forma satírica, com o objetivo de provocar humor e engajamento. A publicação ganhou força após a notícia sobre a captura de Maduro, mas omitiu completamente o contexto original da imagem.

Projeto Fato ou Fake do G1 encontra imagem original

A equipe do projeto Fato ou Fake rastreou a origem do material e encontrou o vídeo autêntico no YouTube, publicado em 24 de fevereiro de 2022, data do início da guerra entre Rússia e Ucrânia. Na versão verdadeira, aparecem corretamente Xi Jinping, Lukashenko, Maduro e outros líderes mundiais.