Uma imagem que circula nas redes sociais nos últimos dias gerou grande repercussão ao sugerir que um canal de TV do Chile teria confundido o apresentador brasileiro Ratinho, do SBT, com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.
A publicação, compartilhada no X no sábado (3), viralizou justamente na data em que forças dos Estados Unidos teriam capturado Maduro em Caracas. No entanto, a informação é falsa e trata-se de uma montagem.
Imagem falsa com Ratinho no lugar de Maduro
O conteúdo enganoso mostra um apresentador apontando para um telão com o título, em espanhol, “Aliados da Rússia”. No quadro aparecem quatro imagens: o personagem Ursinho Pooh, identificado como Xi Jinping; Aleksandr Lukashenko, presidente da Bielorrússia; Ratinho, supostamente apresentado como Maduro; e Ebrahim Raisi, ex-presidente do Irã.

Na parte inferior, há a marca do canal chileno MegaNoticias e uma legenda mencionando a guerra entre Rússia e Ucrânia. A montagem substituiu imagens reais dos líderes por figuras conhecidas de forma satírica, com o objetivo de provocar humor e engajamento. A publicação ganhou força após a notícia sobre a captura de Maduro, mas omitiu completamente o contexto original da imagem.
Projeto Fato ou Fake do G1 encontra imagem original

A equipe do projeto Fato ou Fake rastreou a origem do material e encontrou o vídeo autêntico no YouTube, publicado em 24 de fevereiro de 2022, data do início da guerra entre Rússia e Ucrânia. Na versão verdadeira, aparecem corretamente Xi Jinping, Lukashenko, Maduro e outros líderes mundiais.
