O portal LeoDias acompanhou a entrega do passaporte de Eliza Samudio ao Consulado-Geral do Brasil em Lisboa, em Portugal, após o documento ser localizado dentro de um apartamento alugado por um homem que atualmente vive no local com a família. O caso voltou a chamar atenção e mobilizou autoridades brasileiras, reforçando o interesse público em torno do nome da jovem.
De acordo com informações apuradas pela reportagem do referido site, o homem, identificado apenas como José, encontrou o passaporte em meio a livros guardados em uma estante. O imóvel é ocupado por ele e mais duas pessoas, e os objetos haviam sido deixados pela proprietária do apartamento. Por cautela, José preferiu não divulgar a identidade da dona do imóvel, alegando que não desejava envolver alguém que não tem qualquer relação com a situação.
Passaporte encaminhado a consulado
Assim que o documento foi localizado, ele foi encaminhado ao Consulado-Geral do Brasil em Lisboa, que confirmou oficialmente o recebimento. O órgão diplomático também comunicou o Itamaraty, em Brasília, informando sobre a descoberta do passaporte e a sua devolução às autoridades brasileiras.

Neste momento, o consulado aguarda orientações formais da capital federal para definir os próximos procedimentos. A equipe diplomática esclareceu que, como o assunto não é de sua competência direta, todas as decisões sobre o destino do documento dependem exclusivamente das instruções do governo brasileiro.
Nota de consulado sobre documento de Eliza Samudio
Por fim, o consulado reforçou que, embora ambos atuem em Lisboa, consulado e embaixada são instituições distintas e independentes, cada uma com funções próprias dentro da estrutura diplomática do Brasil no exterior.
