Primeiro ciclone extratropical de 2026 chegará ao Brasil trazendo ventos acima de 100km/h

O sul do Brasil será atingido por uma frente fria neste final de semana e fortes chuvas estão previstas.

PUBLICIDADE

Uma frente fria se aproxima da região sul do Brasil em decorrência da formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. O fenômeno deve atingir o Paraná com maior intensidade, provocando chuvas fortes e riscos meteorológicos em diversas cidades do estado durante os próximos dias.

De acordo com a Nottus Meteorologia, o centro-oeste e o sudoeste paranaense são as áreas que apresentam maior vulnerabilidade para a ocorrência de temporais. Existe potencial para queda de granizo e rajadas de vento intensas, não sendo descartada a possibilidade de formação de tornados nessas localidades específicas.

Previsões do Canal Rural indicam este primeiro ciclone extratropical de 2026 poderá trazer ventos que ultrapassem a marca de 100 km/h em pontos isolados da região. O cenário alerta para o risco iminente de chuvas torrenciais, que podem resultar em alagamentos e danos estruturais em áreas urbanas e rurais.

Impactos e evolução do sistema

O ciclone deve apresentar estabilização nesta sexta-feira, dia 9, consolidando sua formação completa entre o sábado e o domingo. Apesar desse prazo para o ápice do sistema, a baixa pressão já causa instabilidade no tempo desde esta quarta-feira, dia 7.

Na madrugada de quarta-feira, a nebulosidade permaneceu concentrada entre as porções sul e leste do estado paranaense com registros de chuviscos. Já no período da tarde, pancadas de chuva localizadas e raios atingiram diferentes pontos do território, confirmando o avanço das áreas de instabilidade.

Condições térmicas e monitoramento

As temperaturas máximas no Paraná já se aproximam dos 30 °C em quase todas as regiões antes da chegada efetiva da frente fria. Em cidades como Telêmaco Borba, Cândido de Abreu e Cerro Azul, os termômetros registram marcas que podem atingir os 35 °C.

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná, o Simepar, reforça que a tendência climática aponta para a manutenção do tempo instável. Novas áreas de chuva devem continuar se formando de maneira isolada ao longo de todo o período de atuação do sistema meteorológico.