Ao receber o prêmio de melhor filme em língua não inglesa no Globo de Ouro, pelo longa brasileiro O Agente Secreto, o diretor Kleber Mendonça Filho aproveitou o palco internacional para fazer um discurso político e social, destacando o papel do cinema como ferramenta de expressão coletiva e citando diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está preso.
Durante a cerimônia realizada na noite de domingo (11), o cineasta fez referência direta ao cenário político vivido pelo Brasil na última década. “Há dez anos, o Brasil passou por uma virada para a direita, e esse momento chegou ao fim. O ex-presidente hoje está preso; ele foi profundamente irresponsável ao não liderar o país da forma que deveria”, afirmou.
Kleber também ressaltou que o cinema vai além do entretenimento e pode servir como espaço de elaboração dos sentimentos de uma sociedade. “Eu acredito de verdade que o cinema pode ser uma forma de expressar os lutos, as dificuldades e as tristezas que enfrentamos como sociedade”, disse o diretor, sob aplausos da plateia.
Assista ao vídeo
Kleber Mendonça Filho acaba de detonar Bolsonaro e Trump, ao vivo, no Globo de Ouro, em pleno solo americano.
pic.twitter.com/mk0HZsLAR4— Bruno Guzzo® (@brunoguzzo)
No discurso, o cineasta direcionou parte de sua fala aos jovens realizadores dos Estados Unidos, incentivando o engajamento artístico diante do atual contexto social. “Gostaria especialmente de falar com jovens cineastas americanos. Eu conheço muitos deles e continuo sendo programador, então acompanho de perto muitos trabalhos que vêm dos Estados Unidos. Vejo que há muita tecnologia disponível para se expressar”, declarou.
Para Kleber Mendonça Filho, o momento exige posicionamento. “Este é o momento de se manifestar. Eu acredito que os jovens americanos têm muito a dizer sobre o que está acontecendo na sociedade em que vivem, e é isso que eu quero ver no cinema feito por eles”, completou.
O Agente Secreto agora mira o Oscar
O Agente Secreto, protagonizado por Wagner Moura e Tânia Maria, entra agora em uma fase decisiva da temporada de premiações. A vitória no Globo de Ouro fortalece a campanha do filme rumo ao Oscar, cujo período de votação começa nesta terça-feira (13).
