Após chamar Bolsonaro de ‘irresponsável’ no palco do Globo de Ouro, diretor acaba recebendo dura notícia

Longa O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho não levou o prêmio principal da noite.

PUBLICIDADE

O cinema nacional alcançou marcos históricos na cerimônia do Globo de Ouro 2026, realizada na noite deste domingo (11). O longa-metragem “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, conquistou a estatueta de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, enquanto Wagner Moura se consagrou como o primeiro brasileiro a vencer na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama.

A vitória de Wagner Moura representa um feito inédito, superando concorrentes de peso como Dwayne Johnson e Jeremy Allen White. Em seu discurso de agradecimento, o ator exaltou a identidade nacional e dedicou o prêmio à equipe e à família.

Posicionamento político e repercussão

Ao subir ao palco para receber o prêmio de filme estrangeiro, o diretor Kleber Mendonça Filho realizou um pronunciamento com forte teor político sobre a última década no Brasil. O cineasta citou a situação jurídica do ex-mandatário Jair Bolsonaro, afirmando que “o ex-presidente hoje está preso“, e criticou sua gestão passada, declarando que “ele foi profundamente irresponsável ao não liderar o país da forma que deveria”. Mendonça Filho defendeu ainda a arte cinematográfica como um meio essencial para expressar “os lutos, as dificuldades e as tristezas que enfrentamos como sociedade”.

Apesar das vitórias expressivas, a produção não levou o prêmio principal da noite, de Melhor Filme de Drama, que foi concedido à obra “Hamnet”, trama que narra a história do filho de William Shakespeare que falece precocemente.

Embora “O Agente Secreto” fosse cotado para a categoria principal de drama, a Academia de Imprensa Estrangeira de Hollywood optou por premiar “Hamnet”. O filme vencedor é baseado em um romance que explora a vida familiar de Shakespeare em 1596.

Contudo, o desempenho do representante brasileiro no Globo de Ouro fortalece sua campanha para o Oscar, cujas votações se iniciam nesta semana. A visibilidade obtida com as estatuetas de ator e filme internacional posiciona a obra como uma forte candidata nas próximas etapas da temporada de premiações.

Histórico de vitórias brasileiras

Durante sua fala, o diretor também incentivou a nova geração de realizadores dos Estados Unidos a se engajar com a realidade atual. Ele pontuou: “Eu acredito que os jovens americanos têm muito a dizer sobre o que está acontecendo na sociedade em que vivem”. O reconhecimento atual dá sequência ao sucesso do Brasil no evento, visto que, na edição anterior, Fernanda Torres venceu como Melhor Atriz em Filme de Drama, consolidando uma fase de prestígio para as produções nacionais no cenário global.