O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por uma cirurgia de catarata no olho esquerdo na manhã desta sexta-feira (30/01), em Brasília. Ele chegou ao CBV Hospital de Olhos por volta das 7h25, realizou o procedimento e deixou a unidade hospitalar cerca de duas horas e meia depois, por volta das 10h.
De acordo com informações divulgadas pelo Palácio do Planalto, a cirurgia do comandante do Executivo ocorreu “sem intercorrências e o presidente já recebeu alta hospitalar”. Lula permanecerá em repouso nesta sexta-feira e ao longo do fim de semana na Granja do Torto, residência oficial da Presidência.
Lula já passou por esse procedimento cirúrgico em 2020
A expectativa é que Lula retome a agenda normal de compromissos a partir da próxima segunda-feira (02), demonstrando que a recuperação deve ser rápida. Durante o período de descanso, o chefe do Executivo seguirá sendo acompanhado pela equipe médica responsável.
A cirurgia de catarata é considerada um procedimento simples, rápido e bastante comum. O presidente, inclusive, já havia passado por uma intervenção semelhante em 2020, quando operou o olho direito, também sem nenhum tipo de complicação.
Lula passou por exames antes de fazer cirurgia
Na quinta-feira (29), Lula esteve no hospital para a realização dos exames pré-operatórios e, após os procedimentos, manteve compromissos na própria Granja do Torto. O presidente estava em uma viagem ao Panamá, onde realizou compromissos pelo estado brasileiro.
A catarata ocorre quando o cristalino — a lente natural do olho — perde sua transparência, comprometendo gradualmente a visão. O tratamento é exclusivamente cirúrgico, com a substituição do cristalino por uma lente artificial.
