Você é capaz de resolver? 94% das pessoas erram esse cálculo considerado simples

PUBLICIDADE

Seja pela dificuldade de compreensão do conteúdo ou até mesmo pela falta de afinidade com o assunto, a verdade é que a matemática sem dúvida é uma das matérias mais detestadas pelos alunos.

Cálculos, letras, números, sinais e símbolos. Todo esse amontoado de informações assustam e por muitas vezes acabam fazendo com que o problema matemático pareça bem mais complexo e difícil do que realmente é.

Embora seja um excelente desafio para o nosso cérebro, o cálculo a seguir é nada mais que uma equação considerada simples e aparentemente pode ser resolvida sem muitos esforços. Porém, é na sua simplicidade que se esconde a dificuldade, o que acaba resultando em apenas 6% de acerto dentre os que tentam resolvê-la.

Qual das alternativas a seguir contém o resultado esperado para a equação da imagem? Tente solucionar o problema e, em seguida, confira se a sua resposta está correta.

(7 + 7 ÷ 7 + 7 x 7 – 7 = ?)

a) 00

b) 08

c) 50

d) 56

Para grande parte das pessoas a resposta correta seria letra a letra “D”. Quem optou por essa resposta resolveu a equação sem considerar a ordem correta das operações, como manda a matemática. Para alcançar este resultado errôneo o cálculo seria feito da seguinte forma: 7+7 = 14, 14÷7 = 2, 2+7 = 9, 9×7 = 63, e, então, 63-7= 56.

O resultado correto para este cálculo se encontra na letra “C”, ou seja, 50. Para resolver esta equação é preciso obedecer a ordem na qual as operações devem ser feitas, como definem as regras da matemática.

Em uma equação matemática, a primeira operação a ser feita é a divisão. Logo em seguida deve-se voltar a atenção para a multiplicação e, por último, a soma e a subtração.

Para se obter o resultado esperado para esse cálculo é preciso executar os cálculos da seguinte forma: 7÷7 = 1, 7×7 = 49. E, então: 7 + 1 + 49 – 7. Fazendo da maneira correta, o resultado obtido é 50. E ai? Você faz parte dos 6% que são capazes de acertar esse cálculo?