Conhecido apenas como Pablo Escobar, Pablo Emilio Escobar Gaviria ficou famoso mundialmente como “O senhor da droga colombiano” e, graças ao tráfico de cocaína nos Estados Unidos e em diversos outros países, tornou-se um dos homens mais ricos do mundo.
Jornais, repórteres, os governos norte-americano e colombiano – e até mesmo o povo colombiano – o consideraram o mais brutal, impiedoso e poderoso traficante da história.
Pablo Escobar foi morto em 2 de dezembro de 1993, após um tiroteio com o chamado Bloco de Buscas, grupo que se encarregou de uma investigação de dezessete meses até finalmente encontrarem o traficante.
Até ser encontrado e morto, Pablo Escobar se escondeu em diversos lugares. Um deles, e possivelmente o mais famoso, é o Edifício Mônaco, em Medellín, que era usado como refugio para Pablo e sua família.
O edifício foi demolido pela Prefeitura de Medellín como forma de combater o narcoturismo. No lugar, um memorial às vítimas da guerra de cartéis do narcotráfico será construído. O mais curioso de tudo é que, segundos antes do edifício ir ao chão com a força de 400 quilos de dinamite, uma gravação captura um vulto no prédio.
Nas redes sociais, internautas imediatamente levantaram suspeitas acerca do vulto ser o espírito de Pablo Escobar, que teria permanecido no lugar por ter sido um local importante para sua família. Assista o vídeo.
O edifício Mônaco foi palco da tentativa de assassinato de Pablo, em 1988, quando um furgão com 80 quilos de dinamite explodiu em frente ao prédio. O atentado não vitimou o traficante, mas deu início à guerra dos cartéis que fez mais de 45 mil vítimas na Colômbia.