Certamente todos que possuem algum tipo de contato com as redes sociais já viu algum meme com a foto de uma garota sorrindo enquanto um prédio arde em chamas ao fundo.
A foto foi tirada em 2005 e agora, em 2021, foi vendida por cerca de US$ 473 mil, aproximadamente R$ 2,5 milhões ao ser transformada em NFT, um selo de autenticidade digital que garante a propriedade de uma imagem e faz do seu possuidor o único proprietário.
A imagem foi negociada por ninguém mais ninguém menos que a própria menina, chamada Zoe Roth, hoje com 21 anos de idade.
De acordo com informações divulgadas pelo Independent, a foto foi tirada em 2005 pelo pai de Zoe e se tornou um viral por conta da expressão levemente maléfica no rosto da menina enquanto a casa pega fogo ao fundo, dando a entender que ela pudesse ter sido a responsável pelo incêndio, o que não procede.
Na ocasião da imagem, Zoe e seu pai passeavam por um bairro de Mebane, no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, onde moravam, quando presenciaram o incêndio, que, na verdade não passava de um treinamento dos bombeiros locais, e decidiram registrar o momento.
A menina decidiu converter o registro de seu pai em um NFT após um telefonema recebido em fevereiro incentivando-a a fazer dinheiro com a imagem no mercado de NFTs.
A negociação não se deu em dólares, mas sim em ethereum, uma criptomoeda, e a cada vez que o NFT for revendido, Zoe receberá a quantia referente a 10% do valor da transação.
Para que tudo fosse feito com o máximo de clareza e segurança, Zoe e seu pai foram auxiliados por um agente especializado em pessoas que acabaram se tornando memes.