Um dos seriados de maior sucesso nas telinhas brasileiras, o grande sucesso mexicano El Chavo del Ocho, que ganhou o nome de Chaves, no Brasil, conquistou várias gerações de fãs em seu país de origem e em diversos outros pelo mundo.
Estrelado pelo consagrado Roberto Gómez Bolaños, a produção conta o dia a dia de um menino órfão que vive em uma vila em alguma cidade do México, local onde se passa a maioria dos episódios.
Ao criar o universo imaginário de Chaves, Bolaños trouxe para dentro da casa dos telespectadores, diversos personagens que acabaram se tornando quase membros das famílias que os assistiam, contagiando com muito carisma e até mesmo momentos de muita emoção.
Um dos personagens mais queridos da turma certamente era o Seu Madruga, interpretado pelo ator Ramón Valdés, que veio a falecer no dia 9 de agosto de 1988, aos 64 anos, vítima de um câncer de estômago que acabou entrando em metástase e atingindo a coluna vertebral.
Durante uma entrevista concedida ao programa liderado por Luciana Gimenez, o ‘Luciana By Night’, Edgar Vivar, ator que deu vida ao grande empresário do ramo imobiliário, o Sr. Barriga, relembrou uma visita feita ao seu eterno devedor no hospital.
“O Rámon foi meu amigo, meu vizinho, e senti muito quando ele morreu. Eu fui visitá-lo no hospital antes que ele morresse e ele sempre estava brincando”, disse ele.
Em dado momento do bate-papo, Edgar comentou acerca das últimas palavras ditas a ele por Ramón. “Eu sabia que ele estava muito mal, tinha câncer. Ele fumava muito. Bebia muito também. E ele falou para mim: ‘agora sim, não vou pagar o aluguel!’”, relembrou.