Nunca é tarde para dar início àquela tão sonhada vida saudável, não é mesmo? Visando mudança dos hábitos alimentares muito bem definido, o próximo passo deveria envolver uma consulta com profissionais qualificados para indicar o melhor caminho, porém, as coisas não acontecem exatamente assim.
Sem o auxílio adequado, muitas pessoas recorrem à internet para traçar o que considera ser o melhor plano para ter uma vida saudável, porém, esquecem que cada organismo tem suas particularidades e nem todos os alimentos que parecem saudáveis realmente são.
Dessa forma, separamos 5 alimentos vistos como indicados para uma alimentação saudável, porém, não são a melhor opção para esta finalidade, sempre lembrando da importância do acompanhamento profissional de um nutricionista para se alcançar os objetivos com saúde.
1. Pães multigrãos
Carregado dos mais variados e satisfatórios pedacinhos e casquinhas crocantes, grande parte dos pães multigrãos são produzidos com cereais refinados, sem os benefícios dos cereais integrais, e, por serem industrializados, possuem também quantidades significativas de conservantes
2. Saladas prontas
As saladas compradas prontas no mercado podem ser um verdadeiro lobo em pele de cordeiro. Apesar de verdinhas, estas saladas costumam vir acompanhadas de molhos que podem levar por água abaixo todo o seu esforço para uma vida saudável.
3. Molhos para salada industrializados
Geralmente usado para temperar as saladas prontas, nem precisamos ir afundo na razão pela qual os molhos prontos podem sabotar quem planeja uma vida regrada. Embora muito saborosos, a maioria dos molhos industrializados contêm quantidades elevadas de açúcar, corantes, espessantes, glutamato monossódico e outros aditivos químicos.
4. Peito de peru
Esse sem dúvida é uma das primeiras opções de quem pensa em melhorar seus hábitos alimentares, todavia, algumas marcas deste produto podem entregar ao consumidor até 250mg de sódio em uma única fatia, correspondendo a 10% do que você deveria ingerir em um dia inteiro.
5. Whey Protein
Passe longe desse produto sem o acompanhamento de um profissional. Certamente, o consumo de proteína é essencial para pessoas saudáveis que praticam atividades físicas, porém, o ideal é que toda essa proteína seja de origem natural. Sem acompanhamento, o risco de uma overdose de proteína é enorme, o que pode sobrecarregar o fígado e os rins. Busque sempre auxílio profissional.