No final de setembro, um garoto de 13 anos foi detido no condado de Volusia, na Flórida (EUA), por ter digitado uma pergunta perturbadora no ChatGPT: “Como matar meu amigo no meio da aula?”. A detenção foi confirmada pela delegacia do condado em suas plataformas sociais.
O caso só foi descoberto devido ao Gaggle, um software de vigilância digital usado pela Southwestern Middle School. O programa identificou a mensagem e emitiu um alerta imediato, que foi transmitido ao oficial de segurança, à direção da escola e às autoridades policiais.
Adolescente afirma que mensagem era brincadeira
Quando confrontado pelas autoridades, o estudante se defendeu, alegando que sua ação era meramente uma brincadeira ou trollagem direcionada a um colega que o estava aborrecendo. Segundo o registro policial oficial enviado ao G1, o adolescente afirmou que apagou o texto imediatamente após digitá-lo e que ninguém havia visto a mensagem. Questionado sobre a disponibilidade de armamento, ele garantiu ao policial que não tinha acesso a armas em sua casa.
Apesar da defesa do estudante de que tudo não passava de uma brincadeira, o incidente foi tratado com a devida seriedade. Dessa forma, o adolescente foi entregue ao órgão de custódia juvenil. Agora, a permanência do jovem no local — que pode se estender por até 21 dias — será definida por um juiz.
Alerta direcionado aos pais
Aproveitando a situação, a delegacia emitiu um alerta enfático, direcionando um apelo aos responsáveis: “Mais uma ‘brincadeira’ que acabou criando uma emergência na escola. Pais, conversem com seus filhos para que eles não cometam o mesmo erro”. O órgão policial ressaltou a necessidade crucial de os responsáveis monitorarem e orientarem os jovens sobre os potenciais impactos e consequências de suas condutas e escolhas no ambiente online.
